sábado, 10 de julho de 2010

Posse de Edson Batista questionada. Por que?

Outros blogueiros já comentaram, mas não custa nada fazer coro com eles e perguntar aos nossos nobres causídicos o porque deles não terem discutido a questão regimental da Câmara quando o suplente assumiu a vaga de Mocaiber, então presidente de legislativo, que, por força de lei, assumiu a Prefeitura.

Questionam a posse de Edson Batista, usando o regimento da Casa. Mas o regimento mudou ou não querem que Edson assuma? Edson foi, sem dúvida alguma, o vereador que mais combateu a corrupção nos governos Arnaldo/Mocaiber. Chegou até a ser ameaçado de morte. É fiel a Garotinho e brizolista. Figura pública competente e honesta. Seria por isso que não o querem na Câmara?

Mais uma Copa para a Europa

A seleção uruguaia venceu a de Gana por um triz. Graças ao erro no segundo final da partida. Agora, perde para a seleção da Alemanha por  um triz. Nem vamos falar do erro do goleiro, mas de uma bola que não entrou no segundo final. Não que a Alemanha não tenha sido melhor, mas a habilidade da linha de frente uruguaia faz a diferença. Só não fez os gols...

De qualquer maneira, o Uruguai foi a única seleção a chegar entre as quatro melhores, sendo que as outras três são européias. E não chegou lá apenas por sorte. Jogou para ganhar, sem medo. A Argentina não teve medo, mas não tinha defesa. O Brasil tinha defesa, mas teve medo. Agora, vamos assistir a Europa levando mais um título. Ainda bem que Holanda e Espanha não têm nenhum, então nada muda para o orgulho tupiniquim.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Crime passional: quando o animal vence o humano

Em geral, o homem continua o mesmo animal de sempre. A razão, que o faz racional, humano, não funciona na maioria das vezes, a não ser para a opinião pura e simples e para as justificativas. O homem é o único animal que se justifica.

O assassinato do filho de Gamboa, Geraldo Gomes, por um ex-namorado ciumento, Ronaldo Luis, é caso típico do crime passional de quem não atingiu a condição de humano, ou seja, que usa a razão. Aliás, num lampejo racional, o assassino assassinou a si próprio, talvez por perceber (a razão funcionando) que agira apenas como um animal raivoso.

Triste para a família dos dois. Triste e doído demais para meu amigo Gamboa.

Os fofoqueiros de plantão

Soubemos que gente ligada à Prefeitura foi ao Garotinho para falar mal de Nahim. O prefeito interino vai sofrer muito com os intrigueiros de plantão. Resta saber por quanto tempo vai suportar, já que os caras não são discretos e ele já sabe os nomes dos que estão  tentando fazê-lo romper com o irmão.  Os secretários que despacharam com Nahim nos últimos dias comentaram que ele quer dar prosseguimento a tudo que está sendo feito e não vai tomar nenhuma atitude que não seja de comum acordo com Rosinha. É esperar para ver.

Problemas do Flamengo

Um amigo comum nos disse que o problema do Flamengo está fora do campo. Isso para justificar a caideira do time após a conquista do brasileirão. Adriano aprontou. Leo Moura aprontou. Bruno aprontou. Houve briga interna por problemas externos (um jogador transou com a mulher do outro) e o time sofreu.

Agora, com o goleiro Bruno sendo indiciado por ter matado a mulher (mandado matar), fica mais claro que nunca que esse amigo tinha razão: o problema do Flamengo está fora das quatro linhas. O que fazer: Mudar os jogadores? Mas aí já não é mais o time campeão. De qualquer maneira, Adriano está fora. Bruno está fora. Quem mais vai aprontar agora? É aguardar para ver. Ou saber.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Por que não se investiga as denúncias contra Cabral?

O Imposto de Renda, em qualquer lugar do mundo (e o Brasil incluído) quando não é recolhido, pago, declarado, gera prisão, arresto de bens etc.. É crime federal e é a maneira de sabermos a procedência dos bens do cidadão. Um pobre mortal fica devendo o IR e as multas e juros têm que pagos. Não há perdão.

Qualquer pessoa que apresente bens além de sua capacidade de obter rendimentos legais deve ser investigada. E é, muitas vezes. Todavia, o que vemos no dia-a-dia desse país é gente ficando milionária em pouco tempo e os federais nada fazem. No caso recente, das denúncias contra Sérgio Cabral, a apuração deveria ser imediata, pois trata-se de figura pública e exerce o maior cargo político do Estado.

Salário de político nunca enriqueceu ninguém sério. Então, como o governador conseguiu tanto em tão pouco tempo? E como o IR aceita uma declaração de bens não condizentes com a realidade? E o Ministério Público, por que não investiga as denúncias?

Os magistrados também deveriam ser investigados (eles e seus parentes próximos). Por que isso não é feito? Acho que a sociedade deve cobrar uma investigação séria sobre essas figuras. Creio que muita mutreta será desvelada.  

Crimes contra pobres mortais ficam impunes

Assassinaram Natan e agora ameaçam Kapi. É a lei do mais forte. O resto que se dane. O policial que matou representa a lei e a lei está do lado dele. O resto somos nós, pobres mortais. Bandido (maus poiliciais entre eles, obviamente) não matam gente importante (com raras exceções), porque se isso ocorrer (e quando ocorre) tudo é apurado muito rapidamente. No caso de nós, pobres mortais, joga-se com o tempo e o esquecimento que faz parte da nossa cultura coletiva. Existe isso?

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cabral escolhe um bom nome caso haja em Campos nova eleição: Abdu Neme

Foi postado num blog (acho que foi no de Ricardo André) que o vereador Abdu Neme é o candidato preferencial do governador Sérgio Cabral  para uma eleição extemporânea em Campos, caso a Justiça Eleitoral não permita que Rosinha retorne ao cargo para o qual foi eleita.

Cabral escolheu bem. Um nome de peso, sério e honesto, fiel e leal, que elegeu-se por seu carisma e, por isso mesmo, não deve nada a ninguém. Enfim, um candidato ideal para conquistar o voto da população, principalmente da classe menos favorecida, que votou em Rosinha e quer a continuidade de seu governo.

Graças a Garotinho

O único político que exerceu mandato popular independente do apoio de Garotinho e que hoje está no seu grupo, é Paulo Feijó. Nahim, Edson Batista, Magal, Papinha, Pudim, Ferrugem, Ranulfo... foram e são graças a Garotinho.

Os que não são mais de seu grupo, mas que só surgiram ou continuaram na vida pública porque Garotinho apadrinhou: Arnaldo Vianna, Sérgio Mendes, Carlos Alberto Campista, Fernando Leite, Paulo Albernaz, Pastor Eber...

A lista é bem maior, mas não vamos estendê-la aqui. Poderia citar pessoas públicas (secretários, subsecretários e assessores) que acabaram exercendo influência na sociedade por causa do apoio direto de Garotinho. Alguns tiveram e têm seus méritos, mas devem a Garotinho a notoriedade que têm ou tiveram.

Por isso, falar em traição do Garotinho é heresia. Ele é que foi traído.

Mini currículo de Sérgio Cabral

Avelino Ferreira postou em seu blog chapa branca o currículo sintético de Arnaldo e Garotinho. Publicamos aqui, então, o do principal oponente de Garotinho, Sérgio Cabral, também sintetizando o que está lá, na Wikipedia. Abaixo, a vida política de Cabral a partir de governador, que é o que interessa no momento.

Em 29 de outubro de 2006, com apoio dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, foi eleito, em segundo turno, governador do Rio de Janeiro pelo PMDB, em chapa com Luís Fernando de Sousa, com 5.129.064 votos (68% dos votos válidos em todo o Estado), derrotando Denise Frossard do PPS que obteve 32% dos votos válidos.
Foi empossado governador do estado do Rio de Janeiro em 1 de janeiro de 2007.
O seu governo também conseguiu colocar as finanças em dia e fazer do Rio de Janeiro o primeiro estado brasileiro a receber o "grau de investimento", atestado pela agência de risco Standard & Poor’s, a mais importante do mercado financeiro mundial. O resultado só foi possível após um severo ajuste fiscal e a adoção de modernas técnicas de gestão, como a implementação do pregão eletrônico.
Durante seu mandato como presidente da ALERJ, nomeou para seu gabinete, a esposa do fiscal do governo do estado Silvana Dionízio Silveirinha Corrêa, que ficou conhecido por Silveirinha. Rodrigo Silveirinha Corrêa, suspeito de comandar um esquema de corrupção na Secretaria de Estado da Fazenda no governo Garotinho, conhecido como Propinoduto. Porém, a contratação de Silvana durou apenas um dia, e o próprio voltou atrás, afirmando ter sido um erro de seus funcionários.
Em 1998, o então deputado Sérgio Cabral foi denunciado pelo então governador Marcelo Alencar, junto ao Ministério Público Estadual, por improbidade administrativa (adquirir bens, no exercício do mandato, incompatíveis com o patrimônio ou a renda do agente público) cometida na compra de uma mansão no condomínio Portobello em Angra dos Reis. Posteriormente, essa investigação foi arquivada pelo subprocurador-geral de Justiça Elio Fischberg, em 1999. Em 1998, tinha declarado como patrimônio de R$ 827,8 mil.
Cabral foi citado pelo então deputado federal André Luiz (PMDB –RJ), cassado por tentar extorquir R$ 4 milhões do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira para tirar seu nome da CPI da LOTERJ. André disse a seguinte frase: Nós formamos um grupo só, Sérgio Cabral, Picciani, eu, Calazans e Paulo Melo. As gravações publicadas pela revista Veja, foram confirmadas pelo perito Ricardo Molina.. Depois, Cabral repudiou a menção de seu nome por André Luiz.
Sérgio Cabral Filho, em 2004, fez um requerimento pedindo voto de aplauso do Senado ao Superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, José Milton Rodrigues e ao Delegado Regional Executivo, Roberto Prel, pelo sucesso das operações da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro. Roberto Prel era dado por muitos como certo para ser Secretário de Segurança em um eventual governo Sérgio Cabral. Mais tarde, as duas indicações de Cabral, foram presos pela operação denominada Operação Cerol, acusados de cobrar propina para proteger sonegadores de impostos. Em 2006, com a impossibilidade de se candidatar para um novo mandato à frente do estado do Rio, o casal Garotinho decide apoiar Sérgio Cabral Filho.
Em 2009, um levantamento da mesa diretora do Senado, mostrou que Cabral havia faltado a um terço das votações desde 2003, num total de 178 faltas.
Até setembro de 2007, a média era de 1 a cada 5 dias fora do Brasil,[31] totalizando uma ausência de 62 dias neste ano, sendo duas semanas de férias, na França e na ilhas Saint-Barth, no Caribe. No mês de abril chegou a permanecer mais tempo fora do país do que no Rio de Janeiro, Estado que governa.

Ação de Chico da Rádio contra Avelino por danos morais

Mais uma ação contra blogueiro. Desta feita é o Chico da Rádio que deseja do jornalista Avelino Ferreira uma indenização de R$ 18 mil por danos morais. Sua alegação é de que um comentário anônimo no blog Aspectos, onde Avelino escrevia, o ofendeu. Segundo ele, o que ele tem é sua moral e quando é atingida por um irresponsável, o dano deve ser reparado. Mas como o comentário foi postado em artigo escrito por Avelino, este é que deve indenizá-lo, porque, na sua opinião, o jornalista poderia não publicá-lo. Embora o blog nãp seja de Avelino, ele é que está sendo responsabilizado. A decisão caberá ao Juizado de Pequenas Causas. Mais detalhes em breve, embora Avelino não queira falar sobre o assunto.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Quem é Fernando Peregrino

Para quem não conhece, o candidato ao PR ao Governo do Estado é da melhor estirpe. Se os intelectuais desejam  um candidato de alto nível técnico e intelectual, se as pessoas mais humildes querem um candidato comprometido com as causas  populares, se a classe média quer um candidato diferente e com uma visão macro da política pública, este candidato é Fernando Peregrino. Abaixo, um extrato de seu currículo. Para saber mais sobre ele, procure por seu nome no google:

Engenheiro pela UFF, especialista em Propriedade Intelectual pela WIPO, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Fundador, ex-diretor executivo e ex-professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da UFRJ, ex-Presidente da FAPERJ nos Governos Leonel Brizola e Garotinho.

Fundou a Internet no Rio de Janeiro. Coordenou o Convenio do Governo Leonel Brizola com o Presidente Fidel Castro de Cuba (1992) para dar assistencia às vitimas do acidente com o Césio-137. Ex-Presidente do PRODERJ. Ex-Secretário de Ciencia, Tecnologia e Inovação e ex-Secretário Chefe de Gabinete do Governo Rosinha Garotinho. Foi Presidente do Forum Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia, membro do Conselho Nacional de Ciencia e Tecnologia da Presidencia da República.

É Analista de Ciência e Tecnologia do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)desenvolvendo estudos e pesquisas sobre novos modelos de gestão de unidades de ciencia e tecnologia com a COPPE/UFRJ. Faz o doutorado na COPPE em Engenharia de Produção. Ex-líder estudantil na luta contra a ditadura militar, ex-presidente de diretorio academico e ex-diretor da UEE/SP. É Presidente do Instituto Republicano do PR/RJ.

Os corruptos aguardam uma oportunidade

Os corruptos e canalhas (tem diferença?) quase comemoraram a cassação de Rosinha. O problema é que estão órfãos. Não há um Arnaldo para lhes dar cobertura. Primeiro, porque a sociedade sabe que o que estão fazendo com Rosinha não há similar na história do Brasil democrático. Segundo, porque, se, em algum momento, o jogo tornar-se limpo, ela retorna ao cargo para o qual foi eleita. Terceiro, porque Nahim assumiu a Prefeitura e vai dar continuidade ao trabalho de Rosinha. Quarto, porque os corruptos não têm nenhuma chance de retornar à Prefeitura numa eventual eleição extemporânea. Por isso, permanecem quietos, esperando o aceno de um grupo político que lhes dê cobertura. Soube que até Gugu apareceu na posse de Nahim na Câmara. Pode?

segunda-feira, 5 de julho de 2010

TSE nega novo recurso de Rosinha

O presidente do TSE acaba de negar o recurso interposto pelos advogados da prefeita de Campos Rosinha Garotinho, justificando que só poderia se pronunciar analisando o mérito, o que só deverá ocorrer após o recesso, ou seja, em agosto. Com isso, a prefeita continua fora do cargo até o julgamento. E, até que isso ocorra, Nelson Nahim fica no cargo.

Os órfãos de Arnaldo aplaudem Nahim

Muitos órfãos de Arnaldo Vianna estavam lá na Câmara para aplaudir a posse de Nahim prefeito. Será que acreditam que Nahim vai adotar essa gente? Rosinha já abrigou muitos deles por força das coligações. Mas as figurinhas que ainda torcem por Arnaldo estão rondando... e acham que Nahim é a solução? Só o tempo dirá.  

Elogio de Bacellar a Nahim soa estranho

Quando o sindicalista vereador Marcos Bacellar, puxa-saco de Arnaldo Vianna e Mocaiber diz que "Campos agora tem prefeito", referindo-se a assunção de Nelson Nahim  à chefia do executivo, algo está errado. Estranho. Mas o tempo é que vai mostrar o que está por trás desse elogio gratuito. Nahim começou na vida pública nomeado por Garotinho para ser subsecretário. Depois, secretário. Depois, secretário em São João da Barra. Depois, vereador e presidente da Câmara. Sua vida política está amalgamada à de Garotinho. Inclusive a última eleição e a última presidência da Câmara, que deve à Rosinha. Então, o elogio de Bacellar é, no mínimo, estranho, já que ele faz oposição cerrada`aos ex-governadores.

População de Campos inconformada com afastamento da prefeita Rosinha


Centenas de pessoas fecharam a BR-101 nesta segunda-feira para manifestar contra o afastamento da prefeita Rosinha
 

Os manifestantes fizeram um ato pacífico


Os policiais rodoviários federais conversaram com os manifestantes

Nesta segunda-feira (05), centenas de pessoas fecharam a rodovia BR-101, próximo à ponte do Rio Cacomanga, em Campos, para manifestar contra o afastamento da prefeita Rosinha. Os manifestantes, que chegaram ao local por volta das 6 horas da manhã, sentaram-se no asfalto e fizeram um ato pacífico. Os policiais rodoviários federais conversaram com os manifestantes, que desocuparam a rodovia. 

Desde quinta-feira (01) dezenas de manifestações ocorreram no município em apoio à Rosinha. A BR-101 foi fechada em vários pontos do município, como em Ururaí e nos Parques Rodoviário e Aeroporto. No sábado (03), milhares de pessoas fizeram uma caminhada pelas ruas do centro da cidade em solidariedade à Rosinha. No domingo (04) milhares de pessoas participaram de um encontro no Parthenon, onde deram força à prefeita. Hoje, os advogados da prefeita entram com outro recurso no TSE e acreditam que Rosinha, até o julgamento do mérito, permanecerá no cargo.



O povo está com Rosinha

 Rosinha mostrou-se confiante na reconsideração da decisão monocrática do TSE



Rosinha falou que se não fosse Garotinho ela não tinha se elegido governadora e prefeita

Embora com atraso, publicamos aqui algumas fotos do encontro de ontem, domingo, no Parthenon, quando, emocionada, a prefeita de Campos disse que saía da Prefeitura com cabeça erguida, porque náo fez nada de errado e jamais permitiu, tanto no Governo do Estado quanto na Prefeitura, que qualquer assessor seu fizesse algo errado. Foi uma decisáo injusta da Justiça Eleitoral e nós sabemos porque. Querem destruir politicamente o Garotinho e toda nossa família. Sabemos quem está por trás disso. Mas tenho fé no povo e uma fé inabalável em Deus. Vamos aguardar os acontecimentos. Temos nossa consciência tranquila e, embora tristes e indignados com o que estao fazendo conosco, continuamos na luta, em favor do nosso povo.

As palavras de Rosinha emocionaram as milhares de pessoas que compareceram ao encontro, no qual estavam Garotinho, a vereadora Clarissa, o candidato ao Governo do Estado Fernando Peregrino, o candidato ao Senado, Waguinho, Geraldo Pudim, que desiste de sua reeleiçao em favor de Garotinho, Paulo Feijó, David Loureiro, os secretários municipais e os vereadores da base aliada.

Hoje, os advogados da prefeita entram com outro recurso no TSE e acreditam que Rosinha, até o julgamento do mérito, permanecerá no cargo.

domingo, 4 de julho de 2010

Nahim estava triste

Nelson Nahim estava triste. Será porque não poderá ser candidato a deputado, ele que tinha uma eleição garantida? Será porque, sendo prefeito e havendo uma nova eleeção, ele não poderá concorrer, por ser irmão de Garotinho e, portanto, cunhado da prefeita? Ou porque Rosinha foi eleita e está cassada injustamente?

Roberto Henriques não foi ao ato no Parthenon por causa de Pudim?

Geraldo Pudim desistiu de ser candidato a deputado federal. Quem lucra com isso é Paulo Feijó. Mas Pudim deverá ser candidato a deputado estadual. Será por isso que Roberto Henriques não apareceu no ato de solidariedade à prefeita no Parthenon na tarde deste domingo?

Passeata no centro não é notícia?

Por que o jornal Folha da Manhã não deu destaque à passeata em favor da prefeita Rosinha no centro da cidade, ontem pela manhã? O fato não é notícia? Ou o jornal já posicionou-se contra a prefeita, abertamente?

Carta Capital pode aoiar candidato e O Diário, não?

A revista Carta Capital publicou editorial colocando-se favorável à candidata do PT à Presidência da República. O blog de Ricardo André reproduziu o texto. Então, a revista, seguindo o que já ocorre na Europa e Estados Unidos, assume uma candidatura. Então, cassar a prefeita ou qualquer político porque foi "favorecido" por um órgão de comunicão não pode ser crime. Se for, como decidiu o TRE contra Rosinha, Arnaldo e Mocaiber, tornando inelegível Garotinho, Fábio Paes (dono da rádio), Linda Mara e Patrícia (radialistas), deveria também tomar medidas drásticas contra a revista e seus editores. É ou não é?

Camelôs contra a Codemca

Os camelôs do Michel Haddad está indignados com o tratamento que lhes é dado pela CODEMCA. Sentem-se humilhados e querem conversar com a prefeita Rosinha Garotinho. Com a palavra o presidente da companhia municipal, Jivago.

Campos Formosa para enriquecer o debate

Este é um blog aberto a todos que desejam ampliar o debate sobre acontecimentos que tenham relação com nossa Campos Formosa. Que os que o usarem o façam em nível elevado. Vivemos um momento grave em Campos, desta feita, criado pela Justiça Eleitoral. Não há clima de instabilidade, nem denúncias de corrupção.

O clima de instabilidade que estão querendo criar está ligado diretamente ao Judiciário. Essa iterferência entendemos como indevida, absurda e com propósitos até agora inconfessáveis. Independentemente de simpatia ou antipatia à prefeita Rosinha Garotinho, não há como negar que sua cassação é um golpe do judiciário que deve ser denunciado.

Este blog coloca-se na defesa de Campos, da estabilidade política e administrativa,, pela transparência da Coisa Pública e contra qualquer tentativa de golpe à democracia. Campos Formosa junta-se à rede blog e espera cumprir um papel importante no debate, que deve ser ampliado e, repetimos, em nível elevado.